Pesquise

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Reunião com PROEXT

A Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais (Proext) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou nos dias 26 e 27 de agosto, no Campus Monte Castelo, o primeiro seminário de sensibilização para o empreendedorismo do IFMA.
Segundo o chefe do Núcleo de Relações Empresariais do IFMA, professor Antonio Luna, o evento reúne os chefes de departamento de extensão dos campi do Instituto. “Esse encontro é uma semente. É para darmos início a estruturação dos núcleos empreendedores nos campi. Investir no empreendedorismo é uma forma de potencializar os talentos dos alunos que temos na instituição”, destaca.


A professora de administração do Campus Bacabal, Clarice Medeiros, foi quem idealizou o projeto de criação dos núcleos de empreendedorismo nos campi. Até o momento já estão formalizados os núcleos de Bacabal e Santa Inês. O Campus Alcântara está em fase de conclusão.


“A proposta desses núcleos é criar ações empreendedoras e torná-las trabalhos de extensão junto à comunidade. No Campus Bacabal, o núcleo é formado por dez alunos, que foram selecionados por edital. Nós formamos um grupo de estudo que está elaborando um material didático para que possamos desenvolver ações empreendedoras tanto no ambiente interno do IFMA quanto no município de Bacabal”, explica Clarice.
Durante o seminário, a professora ministrou a palestra “Perfil empreendedor”.

O pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais, Marco Torreão, destacou que os Núcleos de Empreendedorismo irão possibilitar a nossos alunos que percebam que no mundo do trabalho eles podem atuar não apenas nas empresas, como podem ter uma atitude empreendedora e montar seu próprio negócio.

“O objetivo é que todos os campi estruturem esses núcleos. Assim, estudantes de programas como o ‘Mulheres Mil’, por exemplo, poderão ter um suporte caso desejem abrir um negócio próprio”, disse.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Nota de Esclarecimento - IFMA Campus Buriticupu

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O IFMA Campus Buriticupu vem a público repudiar as notas vinculadas na impressa onde mencionam de forma vergonhosa o nome da Instituição e fazem afirmações caluniosas. Diante da notícia vinculada na imprensa onde afirma que o exército que se encontra hospedado nas dependências do IFMA Campus Buriticupu vem cometendo atos libidinosos, desrespeitosos e de atentado a moral é infundada, imoral e irreverente. A presença do Exército na cidade é por uma ação do IBAMA contra a extração e exploração ilegal de madeiras. Lamentamos que situação como essa aconteça com o nome de uma Instituição de Educação que vem promovendo mudanças significativas de crescimento cognitivo e melhoria dos indicadores sociais, Instituição essa quem tem dado ao longo de sua existência em Buriticupu contribuições importantes para a comunidade Buriticupuense gerando conscientização para um desenvolvimento mais sustentável em prol da cidade de Buriticupu. Em relação as acusações que nos fazem, não recebemos qualquer denúncia formalizada em relação a assédio ou estupro de nossas alunas, infelizmente tais comentários maldosos e que envolvem interesses escusos acabam comprometendo a integridade moral dos alunos e servidores desta Instituição, jamais iríamos compactuar com tais práticas dentro desta Insituição que vem trabalhando em parceria com a comunidade buriticupuense na luta por melhorias e desenvolvimento da região.
O IFMA Campus Buriticupu condena este tipo de comentário inescrupuloso e lamenta pela fala e escrita proferida a Instituição. Em relação as acusações temos a dizer:
1º - O Exército encontra-se na cidade de Buriticupu realizando uma ação coordenada pelo IBAMA para coibir a extração/exploração ilegal de madeiras; na chamada FORÇA-TAREFA PÁTRIA-BRASIL.
2º - As dependências do IFMA Campus Buriticupu foram solicitadas pelo Comando Militar do Nordeste para abrigar médicos, soldados e o Comando Geral, como apoio às suas atividades na região. Dentre suas atividades, estão também, o atendimento no Hospital de Campanha, montado dentro do IFMA, sendo realizado, 1380 atendimentos médico e odontológico aos alunos, servidores e a moradores de comunidades adjacentes. Vem ainda dando colaboração ao ensino desta instituição, proferindo palestras educativas com diversos temas, como drogas, trânsito, gravidez na adolescência e dando suporte à professores pesquisadores em seus trabalhos científicos. - Além, disso, o Exército Brasileiro, por meio de Ações Cívico Sociais, vem buscando cada vez mais uma aproximação da população buriticupuense, com entrega de cestas básicas, kits de higiene bucal, recuperação de instalações físicas de escolas e órgãos públicos, bem como a exposição de materiais militares pela cidade de Buriticupu, reforçando a informação.
3º - A piscina da Instituição foi utilizada para promover uma competição/ torneio entre alunos e militares, com o acompanhamento de professores e da comunidade, torneio esse solcitado pelo grêmio desta Instituição escolar e foi também solicitada pelo comando da operação para prática de atividades físicas, sendo essas atividades uma praxe do exército, o fomento as atividades físicas;
4º - O traje utilizado em uma piscina trata-se de fato de uma sunga, portanto nada que venha desabonar a conduta moral ou incitar a concupiscência;
5º - A não liberação da piscina antes para os alunos deve-se ao fato de não termos os produtos químicos para tratamento da água da piscina e médicos para o exame de nossos alunos, ações essas que só puderam acontecer com a chegada do exército que trouxe os produtos e os médicos, por isso a piscina foi liberada neste período;
6º - A afirmação de que cerca de 200 mulheres ficam entrando e saindo do IFMA Campus Buriticupu para fazer sexo com os militares é infundada, desrespeitosa e imoral , somos uma Intituição de Ensino, pesquisão e extensão todos os dias adentram a essa Instutições um quantitatvo grande de pessoas que trabalham, estudam e tem acesso a nossa biblioteca, tal calunia é uma afronta a Integridade moral de toda a comunidade, ao longo do dia temos pessoas circulando o tempo todo dentro da Instituição, bem como segurança do patrimônio público 24 horas ;
7º - Sobre o uso de alguns espaços acadêmicos, como piscina, laboratórios, com permissão da direção do campus, uma vez que, em momentos que não comprometem o andamento de nossas atividades.
O IFMA Campus Buriticupu condena qualquer tipo de comentário inescrupuloso à comunidade acadêmica e lamenta pela fala e escrita proferida à instituição.
Colocamo-nos a disposição para outros esclarecimentos sobre o assunto.

Atenciosamente,

Ronald Ribeiro
Diretor Geral
IFMA/Campus Buriticupu


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Oportunidade para os Tecnólogos em Gestão Pública

 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOPARÁ, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a autorização concedida pela Portaria Interministerial MEC/MP 874/2012, publicada no DOU de 05dejulho de 2012, de acordo com as normas estabelecidas pelo Decreto No 6.944, de 21 de agosto de 2009, publicado no DOU de 24 de agosto de 2009, e de acordo com o Decreto Nº 7.312, de 22 de setembro de 2010, publicado no DOU de 23 de setembro de 2010, torna público a abertura das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao Provimento de Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro de Pessoal Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia o Pará – IFPA, sob o regime de que trata a Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, publicada no DOU de 12 de dezembro de 1990, Lei Nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 e Medida Provisória Nº 614, de 14 de maio de 2013, para lotação e exercício nos Campi especificados neste Edital. ...
 
Leia o Edital e Anexos:
 
 



quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Inscrição para o PRONATEC

O IFMA Campus Buriticupu informa que está recebendo inscrições para nova rodada do PRONATEC. Os cursos ofertados são:

  • Auxiliar de Contabilidade
  • Agente de Desenvolvimento Socioambiental
  • Operador de Computador
  • Auxiliar de Recursos Humanos
  • Agricultor Familiar
  • Técnico em Análise Química

As vagas oferecidas são para docentes, supervisores, orientadores e profissionais de apoio as atividades acadêmicas e administrativas. O IFMA Campus Buriticupu ressalta que o Edital N° 20, também destina vagas ao público externo, não restringindo apenas aos servidores ativos e inativos.

Editais: 

- Edital externo: inscrições até 05 de setembro.
- Edital docente para servidores do IFMA: inscrições até 21 de agosto
- Edital para adminstrativos do IFMA: inscrições até 21 de agosto.